Sobre a Revista

A Revista Científica da Advocacia Sergipana é um periódico científico da OAB/SE editado pela Escola Superior de Advocacia - ESA. A revista é um meio especializado na disseminação de pesquisas e estudos na área do Direito e tem como objetivo promover o avanço do conhecimento jurídico, facilitando a troca de ideias e descobertas entre acadêmicos e profissionais do Direito.

A Revista Científica da Advocacia Sergipana se dedica a publicar estudos teóricos ou empíricos relacionados às normas jurídicas e sua aplicação na sociedade. Seu objetivo é promover reflexões sobre importantes temas do Direito, com o intuito de contribuir com o aperfeiçoamento profissional e ampliação do debate acadêmico.  As publicações, preferencialmente, contemplarão temas conectados com  a adaptação do sistema jurídico às necessidades da sociedade moderna.

Dentro de suas diretrizes editoriais, a Revista Científica da Advocacia Sergipana se interessa por reflexões jurídicas e de áreas afins que possuam abrangência nacional e internacional.

A Revista Científica da Advocacia Sergipana é um periódico de submissão contínua e publicação semestral e surge a partir das contribuições da Revista da Escola da Advocacia de Sergipe, criada em 2016.

As publicações anteriores foram importantes para alcançarmos a conquista atual.

ATENÇÃO: "Só Serão aceitos textos em coautoria entre mestres e doutores. Dessa forma, obrigatoriamente, todos coautores precisa ter titulação de mestrado ou doutorado"


Processo de Avaliação pelos Pares

Avaliação inicial

Inicialmente os artigos passam por uma avaliação preliminar pela Comissão Editorial, após esta fase será enviado diretamente para pareceristas internos e externos/as ou devolvido para o/a autor/a com observações para serem corrigidas. Essa revisão é uma avaliação inicial para constatar se o texto se enquadra nas diretrizes da revista.

Avaliação por pares

Os textos são encaminhados para dois pareceristas ad hoc especialistas no tema abordado pelo autor.  No caso de haver uma disparidade nos pareceres, um/a terceira/o pareceristas deve ser chamada/o para avaliar o artigo. Caso as disparidades não sejam superadas, devem as/os editoras/es emitir a opinião final. O Conselho Editorial solicita aos pareceristas ad hoc que avaliem o texto para que se possa tomar uma decisão e responder ao autor no prazo de dois meses após a submissão do trabalho. Nessa fase será garantido o anonimato do/a autor/a e dos/as pareceristas.

A Revista Científica está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.